Dicas de Enfermeiro

07/08/2014

Técnico ou Enfermeiro?

O bom mesmo é ser os dois! Porque o técnico tem uma base muito interessante, que muitas vezes o próprio enfermeiro não tem, muitos devem saber e aqueles que não sabem vão ficar por dentro agora. O técnico é responsável por maior parte do processo de reabilitação da saúde do individuo hospitalizado, seja aplicando uma medicação, troca de curativo, higienização do local e do paciente, até mesmo na evolução psicológica, etc.. Já o enfermeiro ele tem que saber tudo da área técnica, administrativa, coordenativa, e as demais situações, porém, nem sempre é o que vemos, ambas formações são de grande importância, então, se você pode e quer ser um mentor da saúde, se aprofunde o máximo e mostre sua capacidade evoluindo a saúde da saúde.

Síndrome do jaleco branco

A SJB é um processo de medo bastante curioso, o fato de ser apenas um item a mais de trabalho e meio de proteção faz com que muitas crianças e adultos tenham um medo inesperado. Para falar desse assunto não é tão fácil quanto imaginam, muitos pensam desta maneira, "Me poupe, é só uma roupa", mas, associado a isso não podemos esquecer que o individuo portador do medo leva em consideração não só o "jaleco" e sim os equipamentos utilizados nos procedimentos mais comuns, como por exemplo: Agulha, seringa, estetoscopio, luvas, mascara, touca, etc.. Não é mais a ida até o hospital, porque já se caracteriza algo ruim. Devemos por em mente que a ida ao hospital necessariamente é para um controle da saúda estavel e para manutenção do proprio organismo, corpo e mente, porque quando se tem um psicologico abatido, todos os citados sofrem duas vezes mais. A SJB deve ser tratada desde o momento em que as primeiras reações aparecem na pessoa, ou seja, dialogos explicativos, sugestões de ida ao hospital sem que o individuo sofra algum procedimento invasivo ou que seja forçado sem qualquer opção, por tanto, o jaleco é um instrumento de trabalho, afinal, é com ele que nós profissionais nos protejemos e proteje também ao nosso paciente. O jaleco ele não agride, ele transmite o ato de proteção e é desta forma que deve ser levado como informação ao portador do medo.

Profissional de saúde

Você poder proporcionar a um individuo melhoras no seu quadro de saúde, é como você se dar mais vigor para poder viver e continuar trabalhando em prol do outro. A saúde é um beneficio que já nasceu conosco e devemos mante-la em dia, porque barato é ter saúde, caro é doença. Essa é uma pergunta muito individual, afinal, parte de cada um o motivo pelo qual escolheu essa profissional, seja ela enfermeiro, médico, fisioterapeuta, nutricionista, dentre muitas.. Não é fácil, desde que você se empenhe nos estudos, nas práticas, nos processos evolutivos que a saúde vem alcançando.

Posso expor meu jaleco na rua?

Não! Simplesmente porque o jaleco é um instrumento de trabalho e que leva em si um acumulo de sujidades que podem agravar o estado de saúde do seu paciente e até mesmo seu e das pessoas que estão próximas a você. O fato de você ser um profissional da saúde, não requer que você tenha que mostrar ou provar a alguém através de suas vestes ou equipamentos de trabalho. Um excelente profissional é notado com qualquer roupa e em qualquer lugar.
Sempre manter o jaleco limpo após todo período de trabalho, dobrado e embrulhado em uma saco próprio para seu EPI é uma amostra de compromisso que você tem com a saúde, então, se você praticava isso, tenha consciência e leve adiante essa dica.

Comportamento no estágio

Não existem segredos a serem revelados no ato de comportamento da onde você estiver, basta uma dose de uma boa educação familiar e princípios básicos da ética de enfermagem. Irei dar passos a serem seguidos com base em um Hospital de grande porte.

1. Esperar seu preceptor em local marcado.
2. Se preparar no banheiro de funcionários da instituição.
3. Seguir com a equipe de estágio para o setor designado.
4. Conhecer a unidade, normas, regras e equipe.
5. Ter uma ótima comunicação com todos da equipe da instituição e equipe de estágio.
6. Ter responsabilidade com o paciente escolhido para você avaliar durante a semana.
7. Verificar todo o procedimento antes de por em prática.
8. Nunca fazer nada quando existir muitas dúvidas.
9. Sempre ter seu preceptor ao lado na realização de qualquer atividade.
10. Sempre checar o procedimento no prontuario e passar para evolução de enfermagem tudo que foi realizado naquele dia.

Seguindo esses passos você terá exito na sua carga horária, cumprindo assim suas atividades com total elegância e qualidade, afinal, a saúde precisa de pessoas que se comprometam não só com o lucro, mas, também pelo sentimento com a profissão.

EPI'S são importantes?

Como a própria sigla diz EPI'S (Equipamentos de proteção individual). Sua função é proteger de tudo que for perigoso a você, por isso que é tão importante e tão cobrado o uso correto desses equipamentos.

Entrevista de emprego

Bem, passei por duas recentemente e creio que esse tipo de entrevista que vou falar seja comum nas demais instituições de saúde. Além de você, estão enfermeiros chefes e coordenadores da instituição. São feitas perguntas casuais, como seu nome completo, idade, formação, estado civil, com quem mora, se está em algum emprego, etc. Logo após essas perguntas passam a lhe perguntar sobre suas experiências dentro da área, além dos estágios, se você já realizou alguma campanha ou se já foi voluntário de alguma instituição, depois passa para um procedimento teórico, onde você tem que falar como você realizaria aquele procedimento (você não vai fazer e sim explicar como fazer). No meu caso tive que explicar passo a passo como realizar uma venóclise (punção venosa). É interessante e divertido. Boa sorte a quem fizer!
Designed By Blogger Templates